"Cozinhar é uma arte", alguém já disse isso muitas vezes. A cozinha não é lugar para mau humor nem desperdícios. É preciso carinho e conhecimento para entender como usar ou preparar qualquer tipo de alimento. Vamos conversar sobre tudo que é bom, gostoso e saudável. Porque ninguém precisa ser impedido de comer o que gosta para ter boa saúde.

Idealizei esse blog a alguns anos e guardei a ideia para amadurecer um pouco enquanto aprendia mais sobre o mundo da culinária.

Eu amo cozinhar e meu mais perfeito estado de humor e felicidade acontece quando sirvo um prato e consigo apreciar os convivas degustando cada sabor diferente e, às vezes inusitado.

Misturar, medir, decorar, inventar, criar, melhorar, aprimorar, fazer amizades com quem sabe mais. Isso tudo é a síntese do meu prazer na cozinha.

Hoje começo, de fato, a trabalhar meus pratos e disponibilizar para vocês sempre que o tempo permitir. Receitas deliciosas e simples e muitos conselhos maravilhosos para facilitar nossas vidas não só na cozinha, mas também na área de housekeeping.

Vamos juntos viajar nesse mundo de sabores, cores e amores. Porque caviar não é tão caro nem barata a carne seca.

Sejam bem vindos ao meu mundo maravilhoso.







Sejam bem vindos.

domingo, 18 de outubro de 2015



STRUDEL DE MAÇÃ COM GOIABADA

Gente, que delícia essa receita que fiz hoje para meus amigos onde estou hospedado no Rio de Janeiro. Como faziam já muitos anos que eu não comia essa que é uma receita ancestral minha, já que sou de ascendência alemã, e meu amigo me disse que não comia a iguaria a muito tempo, então decidi fazer. 
Aqui no Rio há muitos pratos deliciosos de todas as partes do país e do mundo, mas o strudel fica a desejar muito, principalmente na umidade e no tempero do recheio. Aqui a maioria nem sabe o que é uma streuselkuchen ou simplesmente cuca (como chamamos lá em Santa Catarina e Rio Grande do Sul); uma receita simples, mas de sabor variado e inesquecível. 
Fiz essa receita em pouco tempo. Então aí vai a receita:

150 gr. de farinha de trigo
1 ovo inteiro
2 pitadas de sal
2 colheres de óleo ou manteiga
50 ml de água


Misture todos os ingredientes e mecha com as mãos até incorporar e se tornar uma massa lisa e macia, que não cole nas mãos nem na mesa. Neste momento vamos começar a sovar a massa. O método mais simples e certo de atingir o ponto exato é o que chamamos de "cem batidas". Para quem não conhece, consiste em formar uma bola com a massa e, com a mão, ir erguendo e jogando de forma que a massa esbarre ou bata na mesa. Sem dó gente, afinal a palavra sovar vem mesmo do termo bater. Cem batidas e sua massa estará no ponto de descanso. Embrulhe em filme de pvc ou saco plastico e reserve. O repouso deve ser de aproximadamente 30 minutos.
Enquanto a massa descansa, vamos para o preparo do recheio. Para este strudel eu usei:

2 maçãs descascadas e cortadas
150 gramas de goiabada cascão cortada em cubinhos
1 limão espremido (para a maçã não escurecer)
1/2 dose de rum de maçã
Açúcar cristal a gosto
Canela em pó a gosto

Misture tudo numa tigela. Cuidado para não usar açúcar demais para não produzir muita calda, pois pode impedir que fique crocante. Neste da foto eu não usei canela porque a turma não aprecia e, confesso, me provoca azia. Mas a receita tradicional leva canela e mais um segredinho que só conto no curso. Afinal o que é um chef sem sua magia? 
Após o repouso de 30 minutos, a massa já pode ser esticada em ponto de véu. Vamos entender melhor. O strudel necessita de uma massa muito fina e homogênea para produzir a folheação que o deixará crocante e leve. Então estique a massa sobre um ou mais panos de prato ou toalha de mesa pequena e polvilhada com farinha de trigo para não grudar. Use um rolo ou pau de macarrão nesse processo e depois vá com a massa nas mãos rodando e esticando com calma até que fique muito fina de modo que seja possível ver a toalha através da película de massa. A massa deve ficar em formato retangular.
Esticada a massa, vamos distribuir o recheio em uma extremidade da massa formando um bolo ou monte alongado de um canto ao outro. 
Erga a borda da massa e comece a enrolar o recheio somente até dar uma volta completa. Então pincele o restante da massa com manteiga em temperatura ambiente e termine de enrolar até o fim.
Pincele com mais manteiga.
Leve ao forno preaquecido a 170°C por 10 a 15 minutos. Ou pode assar no Air Fryer como eu fiz a 180°C por 12 minutos.
O resultado é delicioso e rende mais ou menos seis pedaços. 
Sirva quente, puro ou com sorvete. Sirva frio ou do jeito que achar mais saboroso. No sul, assim como na Alemanha, nós comemos quente mesmo, mas o gosto de cada um é o que manda. 
Grande beijo e até a próxima receita.